Circuito Turístico no Funchal e Colaboração no Funchal City Race

 

No passado dia 7 de dezembro, os formandos do Curso Profissional de Técnico de Informação e Animação Turística, acompanhados por docentes do seu Conselho de Turma, estiveram envolvidos em atividades decorrentes do projeto interdisciplinar “Circuito Turístico no Funchal e Colaboração/ Participação no Funchal City Race”, desenvolvido no âmbito da implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Na parte da manhã, a turma pôde visitar vários pontos de interesse turístico no Funchal, nomeadamente: Zona Velha da cidade, Mercado dos Lavradores, Rua Dr. Fernão de Ornelas, Largo do Colégio, Sé Catedral e Avenida Arriaga, com o objetivo de estabelecer paralelismos entre os locais visitados e os conteúdos abordados nas disciplinas da Componente de Formação Técnica do curso.

Na parte da tarde, o grupo colaborou voluntariamente no evento Funchal City Race, prova de orientação dinamizada pelo Clube Aventura da Madeira, que decorreu na Zona do Lido e na qual participaram várias dezenas de atletas. Esta iniciativa visou desenvolver atitudes e valores num contexto de interação social e de informação, tendo a entidade organizadora ficado satisfeita com o apoio dos formandos.

De um modo geral, o balanço final da saída do dia 07 de dezembro foi bastante positivo: o empenho e o entusiasmo, manifestados pela turma em todos os momentos de implementação do projeto foi salutar; e os objetivos pretendidos foram alcançados, interligando-se, assim, o ensino à prática da realidade socioprofissional.

Andreia Gordo e Martinho Macedo