No passado dia 20 de novembro os alunos do Curso de Formação e Educação, nível 5 de Técnico/a de Organização de Eventos realizaram uma visita de estudo à Vila da Ponta do Sol, com os seguintes objetivos:

  • Conhecer a exposição (evento), no Centro Cultural John dos Passos.
  • Conhecer diversas atividades económicas relacionadas com o turismo local na vila da Ponta do sol.
  • Compreender alguma das estratégias de promoção de eventos.
  • Sensibilizar os alunos da importância dos eventos na atividade económica local.
  • Proporcionar momentos de lazer e de convívio entre os elementos da turma.

Partiu-se da escola por volta das 9 horas, fizemos uma caminhada a pé ao longo de toda a trajetória observando pelo caminho as diferentes instituições financeiras e não financeiras à vila da Ponta do Sol. Como património edificado Capela de São Sebastião e a Capela de Santo António, o fontenário localizado no centro da vila e pequenas ruas em calçada madeirense. A Instituição visitada foi o Centro Cultural John dos Passos, onde se encontra a sala de exposições e em anexo um espaço para realização eventos como teatro, conferências, congressos, colóquios entre outros e também visitamos a Câmara Municipal da Ponta do Sol, um edifício antigo estruturado em pequenos departamentos de serviços dirigidos à população. Na marginal vimos e sentimos a maresia o mar, a praia e alguns restaurantes, um hotel “Enotel Baía” com fachadas antigas e na encosta a estalagem – “Ponta do Sol” usufruindo de uma bela paisagem para oceano, locais atrativos de oferta turística no concelho.

Finalmente realizou-se o regresso à escola onde chegámos por volta das 10h 45 minutos.

Os objetivos foram alcançados plenamente. Esta visita foi profícua na medida em que os alunos tomaram consciência de espaços importantes para realização de futuros eventos e visitas turísticas contribuindo para receita económica da localidade.

Há a destacar a forma cívica e ordeira como os alunos se comportaram ao longo de toda a visita, num clima de agradável convívio entre alunos/alunos e alunos/professora. Poderão estes alunos participar em futuras iniciativas do género, pois correspondem plenamente ao perfil exigido.

Podem ver as fotografias da visita de estudo aqui.

Prof. Helena Andrade