Sessão Regionalno âmbito do Parlamento dos Jovens Ensino Básico

 

No dia 13 de março de 2017 decorreu a Sessão Regional do ensino básico, na Assembleia Legislativa da Madeira, que contou com a presença do Sr. Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Dr. José Lino Tranquada Gomes, do Sr. Secretário Regional de Educação Dr. Jorge Carvalho e com a colaboração da Sra. Deputada da Assembleia da República, Dra. Sara Madruga da Costa e ainda com a participação direta de cinco alunos, oitavo ano e nono ano nomeados deputados: Francisco Gonçalves, Carlos Pereira, Carlota Dias, Tatiana Freitas  e a aluna Carolina Canha nomeada jornalista.

Este ano, o tema foi “Os Jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!” e a nossa escola destacou-se pela positiva em diversos sentidos.

- Em primeiro lugar, o aluno André Relva, foi selecionado para o cargo de presidente da mesa da Sessão Regional, numa fase de apuramento que decorreu no dia 6 de março. Cargo que desempenhou com muito empenho, brio e orgulho.

- Em segundo lugar, após a apresentação e debate dos Projetos de Recomendação das várias escolas participantes, o projeto que os nossos deputados defenderam foi o mais votado, servindo assim de base para a formação do projeto de recomendação final do Círculo da Madeira.

- Em terceiro lugar, aquando da eleição das escolas que irão representar a Região Autónoma da Madeira na Assembleia da República, em Lisboa, a nossa escola foi a mais votada, ocupando o 1º lugar, levando assim os alunos Francisco Gonçalves e Carlos Pereira como deputados e a aluna Carlota Dias como jornalista.

- Em quarto lugar o nosso presidente da mesa André Relva candidatou-se para a mesa do parlamento dos Jovens da Sessão Nacional na Assembleia da República e ficou em segundo lugar, logo como vice-presidente, que acompanhará a restante comitiva da Madeira a Lisboa.

Posto isto, a nossa escola está de parabéns pelo sucesso alcançado.

 Boa sorte, até a próxima etapa em Lisboa!

Jornalista: Carolina Canha