Nos dias 4 e 5 de maio de 2015 decorreu a Sessão Nacional - ensino básico 2014/2015, na Assembleia da República.

 O círculo da Madeira foi representado por três escolas incluíndo a Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, representada com três alunos do nono ano:Manuel José Ganança Gonçalves(porta voz do círculo da Madeira);Adriana Lucília Marques Caboz,no papel de deputados, eLeonel Diogo Correia, na função de jornalista.

No primeiro dia de trabalhos decorreram as reuniões das Comissões Parlametares (debate, na generalidade e na especialidade, dos Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, sob orientação de Deputados da Assembleia da República em representação dos Grupos Parlamentares). Durante a tarde, os professores e jovens jornalistas poderam realizar visitas guiadas ao Palácio de S. Bento.

O segundo dia decorreu na Sala do Senado com a abertura solene do Plenário pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, Deputado Guilherme Silva a que se seguiu um período de perguntas (apresentação de perguntas aos Deputados da Assembleia da República em representação dos Grupos Parlamentares).

Durante o plenário decorreu o debate das medidas de Recomendação à Assembleia da República sobre o tema o Insucesso Escolar.  Enquanto isso o jornalista da nossa escola esteve numa conferência de imprensa com o Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura.

Na parte da tarde teve lugar o debate e votação final global da Recomendação à Assembleia da República, composta por dez medidas, nomeadamente uma do Projeto de Recomedação do círculo eleitoral da Região Autónoma da Madeira.

O encerramento da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens foi realizado pelo Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura.

 

São endereçados os PARABÉNS, aos deputados que representaram a nossa escola, pela sua prestação pautada pela qualidade e correção e por uma intervenção ativa e oportuna em todas as etapas da Sessão Nacional, desde a apresentação do projeto de recomendação do círculo eleitoral da Região Autónoma da Madeira, debates e votações dos projetos de Recomedação.

 

As dinamizadoras do Parlamento dos Jovens consideram que esta atividade se revestiu de extrema importância, proporcionando aos alunos a oportunidade e a experiência de participar, enquanto deputados, em sessões de trabalho na Assembleia da República, estimulando as suas capacidades de expressão e argumentação na defesa das suas ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria, constituindo esta vivência uma mais-valia no domínio do exercício futuro da sua cidadania.

 

As dinamizadoras Ana Cristina Olival, Cristina Couto e Paula Sacramento agradecem mais uma vez a participação de todos os alunos e toda a comunidade escolar no programa do Parlamento dos Jovens.