Uma amizade com asas – da escrita a ilustração

 

No dia 3 de dezembro de 2015, a nossa escola teve o privilégio de receber o Escritor, António Castro, e a ilustradora, Elisabete Henriques, momento literário inserido nas atividades da Feira do Livro da nossa escola. A palestra, Uma amizade com asas, inserida na semana da Feira do Livro, que decorreu entre 1 a 4 de dezembro, contou com organização do Grupo de Português, em estreita colaboração com outros professores de outros grupos disciplinares, nomeadamente oriundos do Departamento de Expressões.

O ponto alto da Feira Livro foi a presença do escritor e respetiva ilustradora, para falar da obra Uma amizade com Asas. O palco escolhido foi o Centro Cultural John dos Passos.

Durante o primeiro período, os alunos contactaram com a obra, resultando dessa abodagem literária excelentes trabalhos, que estiveram expostos no átrio do Centro Cultura. Os professores de EV – Ângela Silva e Orlando Ribeiro foram os grandes empreendedores da exposição. Ao som das cagarras e do mar, os convidados deliciam-se com a carinhosa e artística receção.

As 15:30m, deu-se a abertura do espaço literário, com o representante da direção da nossa escola, prof. Fernando Pinto, seguindo-se a atuação dos alunos de música e teatro, ensaiados pelos professores Duarte Inácio e Zé Abreu, que “repiscaram” a letra de uma música, escrita pelo autor. A surpresa tomou conta dos convidados. Este foi o leitmotiv para a palestra. A apresentação do painel, composto pelo escritor, ilustradora e convidado, prof. Rui Caetano, ficou a cargo do professor de teatro, Zé Abreu. A sala, repleta de alunos dos 2º e 3º Ciclos, acolheu a palestra literária com entusiamo, pois estes tiveram oportunidade de ouvir o escritor a falar sobre o livro: fontes de inspiração, recolha de informação sobre as cagarras e escrita textual. Depois, Elizabete Henriques apresentou as etapas da ilustração, referindo que também procedeu a um trabalho de pesquisa sobre as aves, para dar vida às personagens da obra. Apresentou o seu trabalho, desde o rascunho até a imagem final, ilustrando todo o percurso criativo, detalhes, escolhas de cores, dimensão da imagem, enfim, todo o processo de ilustração que culminou um trabalho magnífico.

No final da sessão, os presentes foram agraciados com mais um momento musical. O final da palestra aconteceu com os alunos do oitavo ano a oferecerem um bouquet de flores à ilustradora e os dos quinto ano a oferecerem ilustrações do livro, por eles realizadas, ao autor.

É de salientar que as várias atividades – exposição, música, ilustração….– resultaram do valioso contributo dos grupos de português, Educação Visual, Educação musical e Teatro, no âmbito do qual merecem destaque os trabalhos dirigidos pelos professores Ângela Silva, Nulita Gomes e Duarte Inácio.