“Kurt o iogurte

 

No âmbito do clube Cultiva Saúde, das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química de 9ºAno e com a colaboração do Ateliê de costura criativa, confecionaram-se iogurtes caseiros e criativos, na cantina da escola. No dia 26/11, alunos do 9ºD procederam à esterilização de recipientes de vidro para a colocação dos iogurtes, confecionaram iogurte  natural  e abordaram os nutrientes presentes, assim como os processos físico-químicos inerentes ao processo. Foi dada relevância ao facto destes iogurtes não conterem conservantes e edulcorantes artificiais, estes que têm vindo a ser apontados pela investigação, como sendo responsáveis pelo aumento da resistência de certas bactérias patogénicas.

 Nos dias 5 e 6/11 alunos do 6ºD, 7ºC e 8º B, preparam os topings ou acompanhantes do iogurte (puré de castanha com amendoim; maçã; laranja; diospiro; abacaxi; marmelo com açúcar mascavado; canela; mel de cana; abacate; chocolate com 58% de cacau; tâmaras e mix de sementes) e efetuaram a sua degustação.

Com tecidos coloridos variados, os recipientes de vidro, (que foram reutilizados) dos iogurtes, foram adornados.

Complementarmente, alguns alunos efetuaram um crucigrama do leite.

 

Testemunhos dos alunos:

“ tenho castanheiro em casa e nunca pensei que castanhas, ficasse bom no iogurte”

 

“ vou começar a comer iogurte em vez de café e paposseco”

 

“ pensei que isto era um porcaria”

 

“ quem diria que canela ficava gostosso no iogurte?”

 

“ realmente, com fruta, fica doce e não precisa levar açúcar!”

 

“ aprendemos que num iogurte, com acompanhantes, podemos ter uma variedade de nutrientes: proteínas, vitaminas, fibras, açúcar natural, lípidos e sais minerais”