PORTO SANTO 2018
Jogos Escolares da Aventura – IV Edição
DESPORTO ESCOLAR

Pelo segundo ano consecutivo, a equipa de juvenis masculinos de futsal da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, constituída por 12 alunos praticantes/árbitros desportivos escolares, liderada pelo professor, Nelson Relva, participou no evento designado PORTO SANTO 2018 – Jogos Escolares da Aventura, promovido pela Secretaria Regional de Educação através da Direção Regional de Educação/Direção de Serviços do Desporto Escolar.
O evento decorreu na “Ilha Dourada”, de 27 a 29 de junho. Os alunos foram subdivididos em equipas de 4 e competiram na categoria 3, constituída pelos alunos mais velhos, nascidos em 2002, 2001 e em anos anteriores.
A 1ª etapa consistiu numa Prova de Orientação Pedestre, noturna, designada de “Score 600 Anos Porto Santo”. As equipas munidas com um mapa, lanterna e um SI, traçaram uma estratégia com passagem pelos postos de controlo, de forma a alcançarem 600 pontos exatos, no menor tempo possível. A competição não poderia ter começado melhor para a equipa Avantic (Martin – 10º C e Bruno, Sérgio e Tiago – 10º A), já que terminaram em 1º lugar, com um avanço enorme.
Para o 2º dia estava reservada uma etapa complexa e duríssima do ponto de vista físico. Tendo-se iniciado às 10h, estendeu-se até por volta das 13h30min. A jornada arrancou no Pico Castelo, com uma Prova de Orientação Pedestre, diurna, com o auxílio de um mapa e um SI, com passagem obrigatória numa ponte dupla e continuou em trail running até à praia onde se realizou a prova de canoagem e de natação.
Para o 3º dia ficou reservada a derradeira etapa, no parque de campismo, constituída por 13 jogos de estratégia.
Em termos de resultados, as 3 equipas ocuparam todos os lugares do pódio, arrecadando todos os prémios entregues pela organização: 1 medalha a cada um e um troféu ao 1º classificado. Em 3º lugar ficou a equipa AVANTIC, no lugar intermédio, classificou-se o TEAMARIALEAL (Diogo – 10º C, Edgar – CPTCP e, António e Fábio – 11º A) e no lugar mais alto do pódio, a equipa JORGE E OS OUTROS (João Pedro – 10º A, Alex – CPTCP e, Alexandre e Rodrigo – 11º A).
Do ponto de vista social, realce para a animação que decorreu no Bar do Henrique, na noite de quinta-feira e as refeições tomadas conjuntamente com os demais participantes, além de outros convívios, tendo reinado sempre uma ótima camaradagem entre todos.
Esta atividade foi o culminar de um projeto de enriquecimento curricular – núcleo de futsal, com 7 anos e que perdurará para sempre no coração daqueles que o abraçaram.