Os alunos da disciplina de Teatro, da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, apresentam um exercício/espectáculo de teatro, com direcção artística a cargo do professor Zé Abreu, no Centro Cultural John dos Passos, no próximo dia 6, pelas 21 horas. A iniciativa de educação artística teatral insere-se no âmbito de uma avaliação prática da disciplina de Teatro e está aberta a toda à comunidade educativa. O evento cultural, com entrada livre, será protagonizado por 57 alunos que apresentarão várias intervenções de Teatro-educação, trabalhadas ao longo deste primeiro semestre, em contexto de sala de aula.

Conforme explica Zé Abreu, a abertura será feita com a apresentação do 'Auto da Barca do Inferno', a partir de Gil Vicente, seguindo-se a interpretação da peça 'A Guerra dos Gelados de Framboesa', história que explica, sob a forma de uma aventura, as vantagens de uma União Europeia pacífica e sem fronteiras. A comédia também fará parte desta noite de Teatro com dois sketches humorísticos, nomeadamente, 'Médica com Solução' e 'O Sargento de Bigodes'.

Haverá ainda a apresentação de um apontamento de malabarismo pelo Núcleo de Artes Circenses desta escola.

Para finalizar este espetáculo multifacetado, o público será presenteado com uma performance de poesia, constituída pelo poema, 'Caminhando', colagem de versos poéticos de vários autores e poema 'Mar Português' de Fernando Pessoa.

"Salienta-se que a Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol foi pioneira na Região, nomeadamente desde o ano lectivo 2003/2004, a ter o Teatro como disciplina de Educação Artística, no 3º Ciclo do Ensino Básico e que actualmente a disciplina é leccionada a cinco turmas de sétimo e a quatro do oitavo ano de escolaridade", adianta.

"O Teatro-educação é uma ferramenta com muito potencial, visto que, amplia o horizonte dos alunos envolvidos, melhora a sua autoestima e contribui para torná-los mais críticos e abertos ao mundo em que vivem. O Teatro é palavra, silêncio, música, dança, cenografia, figurino, objeto, espaço, corpo, voz e, acima de tudo, uma experiência artística-pedagógica muito enriquecedora que contribui, sem dúvida, para o sucesso educativo dos adolescentes", conclui.

Ver Notícia