2018 foi a rampa de lançamento para os projetos Erasmus+ na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol.

Empenho e determinação são as palavras de ordem desta equipa de dinamizadores que abraçam seis projetos enriquecedores a nível pedagógico e cultural coordenados pela professora Adriana de Oliveira.

Cada projeto envolve diferentes alunos que desenvolvem atividades com vista à partilha de experiências com outros alunos da mesma escola e com as escolas parceiras de outros países.

Ao longo do primeiro período foram promovidas atividades de partilha de conhecimentos e experiências que permitiram a consciencialização das problemáticas abordadas.

Na primeira semana de novembro tivemos a terceira mobilidade do projeto “Never Give Up” envolvendo dez alunos e três professores em atividades relacionadas com o património cultural musical. O grupo deslocou-se a Mazzarino, Itália e foram recebidos pelas famílias anfitriãs havendo uma fusão de culturas, hábitos e tradições. As famílias foram incansáveis na procura do bem-estar dos nossos alunos realizando visitas guiadas a monumentos e locais de importância cultural, proporcionando ainda, diversas experiências gastronómicas sempre com muito carinho e atenção.

Na escola de acolhimento foi possível partilhar a nossa cultura musical através das atuações dos nossos alunos e também pelo visionamento dos vídeos musicais preparados para o efeito. É de salientar o trabalho incansável dos docentes Duarte Inácio, Orlando Ribeiro e Lurdes Lousada.

A nossa estadia foi marcada pela boa disposição e camaradagem existente nos vários grupos dos países parceiros (Itália, Polónia, Turquia, Chipre e Roménia). As experiências vividas foram únicas e valiosíssimas para o enriquecimento pessoal, cultural e pedagógico de todos os participantes.

Ainda em novembro, a equipa Erasmus+ preparou-se para a primeira mobilidade do projeto "Learning Through Creative Drama" sob a orientação da docente Judite Perestrelo e da psicóloga Helena Oliveira, este projeto Erasmus+ que aborda a expressão dramática como estratégia pedagógica transversal nos currículos académicos; tem a duração de dois anos e envolve quatro escolas -Bulgária, Roménia, Turquia e Portugal. 

O primeiro encontro aconteceu entre 12-16 novembro, em Istambul. 
A coordenação está a cargo da Turquia, uma escola primária localizada em İstambul -  Kazım Karabekir, sendo o coordenador do projeto o professor İbrahim Yazgan 

A primeira reunião assume assim grande importância: os parceiros conhecem-se pessoalmente e definem o que fazer; como fazer, obedecendo a uma cronologia; porque fazer; como disseminar; como avaliar. Os coordenadores/ representantes dos países envolvidos assumiram compromissos e traçam objetivos, estratégias e distribuição de tarefas. 

O coordenador, Ibrahim, liderou os encontros de trabalho – da teoria à prática, expôs várias atividades, exemplificou e coordenou a dinamização das mesmas pelos alunos e professores presentes; sendo este docente o responsável pela coordenação e envolvência dos parceiros ao longo do projeto.  

Tivemos uma excelente receção por todos os elementos da escola, num clima de festividade e comemoração. Após o lanche, iniciámos a agenda de trabalho, da qual se destacou a importância da temática no ensino, recaindo o do foco da aprendizagem defender do aluno, da sua envolvência e capacidade criativa.  

As atividades apresentadas foram exemplificadas pelos meninos turcos e replicadas pelos alunos do intercâmbio. In loco, comprovamos que a expressão dramática promove criatividade e autonomia dos alunos, logo assume um carácter curricular transversal. 

A semana de trabalho, de intercâmbio cultural e social foi estrategicamente delineada ao pormenor, nada ficou ao acaso, nada escapou - escola preparou a agenda de trabalho com rigor e profissionalismo, apostando em atividades que visaram desenvolver a criatividade, autonomia e empatia de todos os participantes. 

A visita a Istambul foi enriquecida com uma viagem fantástica pela cultura, história, artes, arquitetura, folclore, gastronomia, hábitos, costumes... da Turquia.  

Em síntese, foi atingido, com mérito, o objetivo principal - o intercâmbio cultural assente numa filosofia de trabalho em parceria e de partilha de experiências.  

De bagagem cheia, regressamos e comprometemos, na nossa escola, replicar as aprendizagens"; o palco será a sala de aula (expressão dramática, clubes/ projetos (Erasmus). 

Guardamos deste encontro a amizade, o carinho e muita saudade.