A Dinamização da atividade “Bar ativo”, que teve lugar no dia 28 de outubro, no bar de alunos, pelo clube “Guerra da Paparoca”, teve como propósito promover alternativas mais saudáveis na composição das sandes e foi direcionada para toda a comunidade educativa.

    A atividade integrou o slogan” Escolhe a teu belo prazer sem loucuras para o organismo”, no contexto de uma alimentação colorida conducente a uma vida mais qualitativa.

    Um conjunto de alimentos foi disponibilizado para escolha, desde alface; tomate; milho; pasta de grão-de-bico; (uma proteína vegetal, substituta da proteína animal, alternativa à carne e menos dispendiosa) ovo; beterraba; couve roxa; frango; maionese natural com iogurte natural, salsa e alho; ervilha; abacaxi; duas variedades de queijo; (sendo uma delas o queijo fresco) pimentão; azeitonas; cenoura; abacaxi e abacate com nozes.

     Esta atividade foi preparada por alunos do clube, nomeadamente alunos de 2º, 3º ciclos, secundário e alunos do curso profissional de técnico de restauração, variante cozinha/ pastelaria assim como dinamizadores do clube. Os alimentos para preparação, também sugeridos pelos alunos, foram distribuídos por equipas / grupos onde se puseram em prática regras de Higiene e de Educação Alimentar.

     No decurso da atividade, todos puderam servir-se, efetuando previamente um pré pagamento com cartão da escola, e, seguidamente, alunos e dinamizadores do clube supervisionaram este “self-service”, que consistiu na escolha de um entre três tipos de pão e de três variedades de alimentos, especificamente duas colheres de cada uma delas.

    Muitos foram aqueles que se refugiaram nos sabores conhecidos, outros, arriscaram e surpreenderam-se! Muitos, quando questionados, não quiseram ser fotografados, mas, os seus organismos registaram as escolhas.

     A atividade registou sucesso, principalmente na hora do almoço.

  Para além de promover alternativas mais saudáveis, a nova disposição das mesas no bar, efetuada para a referida atividade propicia uma melhor sociabilização. Disfrutem!

    A concretização da atividade só foi possível com a recetividade do Conselho Executivo.

    Neste que é o ano Internacional das leguminosas, aí vem a próxima promoção!

                                                                A coordenadora do clube ”Guerra da Paparoca”

                                                                          Ana Luísa Vilas Boas

  Vejam as fotos aqui.