EGGS ON TOP

 

Hoje, dia 13 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Ovo, e como não poderia deixar de ser, o Clube Cultiva Saúde (até então Guerra da Paparoca) não podia deixar de assinalar esta data, na qual o ovo é o ingrediente “mestre”.

Rico em proteínas, o ovo é também um alimento repleto de outros nutrientes. A sua gema é uma excelente fonte de vitaminas (A, B, D e E) e possui sais minerais como Ferro, Zinco, Fósforo, Potássio, Manganês e Selénio.

Este alimento ajuda a manter uma boa saúde dos olhos, da pele e dos ossos, sendo também fundamental na prevenção de coágulos sanguíneos, evitando ataques cardíacos e AVC´s (acidentes vasculares cerebrais). Logo, o ovo não é um inimigo do sistema cardiovascular!

Para saber se um ovo está fresco, basta colocá-lo num recipiente com água. Se boiar, o ovo deve ser descartado.

Ao confecioná-los, é preferível fazê-los cozidos, mexidos ou até prepará-los em forma de omeletes, ao invés de os fritar. O ovo frito perde uma boa quantidade de nutrientes, além de ser uma fonte extra de gordura insaturada, que aumenta os níveis do mau colesterol.

Sugestão para o fim de semana: Ovo Poché

 É ovo sem casca em água quente que fica com aspeto de frito mas é mais saudável e como não gasta gordura é melhor para o bolso!

                                                                                                       Mariana Silva, 9.º D

 

Formas alternativas e saudáveis de incluir o ovo na alimentação podem ser consultadas no seguinte link:

http://www.vidaativa.pt/a/receitas-com-claras-de-ovo/