No dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, foi efetuada na escola, uma exposição de 67 plantas aromáticas, substitutas do excesso de sal e açúcar, trazidas pelos nossos alunos. As plantinhas foram alvo de sorteio para prémios. Assim, o 1º prémio, com a planta identificada com o número 42, foi para a aluna Sofia S. do 5º D, que obteve uma salada tropical e um sumo natural de laranja;  o 2º prémio foi para a planta número 61, correspondente à aluna Stephani S. do 6º D, com um puzzle e o 3º prémio, número 17, referente à aluna Laura S. do 5º A, que igualmente obteve um puzzle.

Complementarmente a esta atividade, tiveram lugar workshops de plantação em Ecovasos, para as turmas 7ºE e 9º D, respetivamente nas componentes de Cidadania e Desenvolvimento e em Formação Pessoal e Social.

Os Workshops, direcionados pelas professoras, Carla Almeida e Luísa Vilas Boas, dinamizadoras do clube Cultiva Saúde, referiram-se ao efetuar de vários modelos com garrafas de plástico para plantação. Os alunos aprenderam que juntando na terra as aparas do lápis, estas ajudam a afastar pragas, assim como também as pontas de cabelo que se corte, fortalecem a terra, e a cana de açúcar é um ótimo adubo.

Os alunos também efetuaram furos nos recipientes de plástico e elaboraram etiquetas com o plástico das garrafas, para identificação das plantas.

No final das atividades os alunos provaram as saborosas arepas aromáticas, cujo inicio da confeção foi no dia 15/10 e no dia 16/10 de manhã foram colocadas no forno. As arepas foram confecionadas por alunos, professoras, uma encarregada de educação e uma Avó.

Segue-se o desafio de  cuidar da sua palete já devidamente numerada por ano de escolaridade!

Nas paletes, irá desenvolver-se a horta vertical  Biológica, esta muito útil, em particular para quem não tem espaço em casa ou na sua futura casa, como por exemplo um apartamento.

 

                                                             Alunos do clube Cultiva Saúde