Comemoração do Dia Europeu do Desporto Escolar 2018 - 28 de setembro

A Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, através do Núcleo de Futsal, liderado pelo professor, Nelson Relva, aderiu a esta iniciativa da Federação Húngara de Desporto Escolar, integrada na Semana Europeia do Desporto (23 a 30 de setembro).

Com efeito, durante 120min., os alunos, em particular e, sobretudo durante os intervalos da manhã, não desperdiçaram a oportunidade de experimentar duas atividades pouco usuais na escola: passadeira de correr e tiro com arco. A participação fez-se de forma espontânea, sem inscrição prévia, nem qualquer outra complicação. Inicialmente, assistimos a alguma timidez, rapidamente ultrapassada, formando-se, de imediato, longas filas de largas dezenas de alunos, principalmente os mais novos – 2º Ciclo do Ensino Básico, aos quais foram dadas breves explicações acerca do respetivo desempenho, assim como algumas indicações sobre os benefícios da prática regular de atividade física e desportiva e dos riscos da inatividade. Além da participação dos mais novos, conforme referimos, realce também para a adesão da turma A do 11º ano de escolaridade, acompanhada da respetiva professora de educação física. Como forma de incentivar o envolvimento dos alunos, cada participante recebeu uma pequena lembrança.

O plano de atividades oferecido, foi simultaneamente complementado pela oferta desportiva da escola, designadamente o futsal, o que veio permitir a captação de mais alguns alunos que garantiram o arranque das atividades internas em 1 de outubro.

Os objetivos foram claramente alcançados, quer no que se refere à promoção de um estilo de vida ativo e saudável, quer na divulgação da oferta desportiva da Escola aos alunos.

Orientador de Equipa de Futsal da EB+S da Ponta do Sol,

Professor, Nelson Relva