2ª Fase Concurso Triatlo Literário

No dia 24 de fevereiro de 2016 decorreu a 2ª fase do concurso Triatlo Literário, na biblioteca da EBS da Ponta do Sol. O concurso é constituído por três fases: a nível de escola, a nível e grupo de escolas (3.º ciclo) e a nível regional, na qual é apurado o vencedor do concurso. Cada uma destas fases corresponde, normalmente, a um período escolar.

Na fase de grupos de escolas, os coordenadores e os dinamizadores da escola anfitriã de cada grupo organizaram a prova de forma a apurar os melhores alunos do grupo de escolas. Assim, a escola acolheu os sete alunos apurados na primeira fase do referido concurso. Os docentes dinamizadores do projeto Baú da Leitura das escolas da Ribeira Brava, da Calheta, da Fajã da Ovelha, de São Vicente, da Torre e da Ponta do Sol, acompanharam os alunos nesta atividade.

A casa dos livros foi o palco do concurso, e como boa anfitriã, vestiu-se a rigor para acolher tão distintos concorrentes que foram escrutinados por um júri composto por Ilídio Araújo (escritor); António Marques (representante da SRE) e Inácio Silva (representante da Câmara Municipal da Ponta do Sol).

O discurso da abertura do evento esteve a cargo do professor Fernando Pinho, representante do Conselho Executivo da escola anfitriã. Após endereçar as “Boas vindas” aos visitantes, elogiou a organização da atividade e o empenho dos alunos concorrentes. No breve discurso, enfatizou a importância das escolas acolherem e valorizarem eventos que envolvam os livros; sublinhou a importância do trabalho desenvolvido pelos dinamizadores envolvidos neste projeto tutelado pela DRE; por fim, enfatizou que a Escola deve apoiar todas as atividades que envolvam o livro e a fruição literária, pois a leitura é o pilar da cultura e do saber que sustenta os alicerces de uma boa formação académica.

No concurso, que contemplou três momentos distintos, os alunos foram avaliados pelo júri na modalidade da Cultura Geral; Leitura e Escrita sobre a obra História de uma Andorinha e de um Gato que a Ensinou a Voar, de Luís Sepúlveda. Os discentes apurados para a 3ª fase foram - Roberto Figueira, da EB23 da Torre; Sara Pereira, da EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas e Rúben Nóbrega, da EBS da Calheta, respetivamente.      .                       .

A equipa dinamizadora do Baú da Leitura salientou, nas palavras de encerramento que o concurso contou com uma entusiástica participação de alunos devido ao empenho, profissionalismo e dedicação dos docentes dinamizadores do projeto.